segunda-feira, 8 de março de 2010

Dentes Manchados


Muitas são as causas de manchas nos dentes. Essas pigmentações podem ser intrínsecas ou extrínsecas.


As pigmentações extrínsecas compreendem as pigmentações de alimentos como vinhos, chocolates, beterraba, suco de uva e etc. Também podem ser considerado nesse grupo o tártaro e a plca bacteriana envelhecida manchada, apesar de não serem pigmentos verdadeiros. Esses são de fácil remoção, com uma profilaxia bem feita com jato de bicarbonato e/ou pedra pomes de uso odontológico e/ou pasta profilática e no caso dos tártaros raspagem com ultra-som e curetas.


Já as manchas intrínsecas são de mais difícil remoção. Elas podem ser manchas hipoplásicas que são áreas de esmalte dentário hipomineralizadas em que houve defeito em sua formação, por característica genética, hereditária ou por traumas durante a formação dos dentes. Essas podem ser brancas ou amareladas.

Existem as manchas da Fluorose que são manchas brancas simétricas entre os grupos dos dentes que acontece devido a alta ingestão de Flúor durante a formação dos dentes.Os graus de fluorose são variávies podendo ter até manchas escuros e áreas de deformidade dentária.

As manchas causadas por antibióticos, como a tetraciclina, também são características com listras amareladas ou amarronzadas no esmalte dentário.
Então como remover essas manchas?O tratamento é complexo dependendo de cada caso. Em casos mais leves o clareamento dental ameniza o aspecto das manchas até ficarem imperceptíveis. Em casos mais graves, a solução é uma faceta estética.
Um bom tratamento a ser considerado em alguns casos é a microabrasão que consiste em abrasionar a superfície manchada do esmalte (com ácido, pedra pomes, broca, escova de Róbson ou espátula de madeira) removendo superficialmente essa camada de esmalte. Sendo assim a mancha é removida e o esmalte tende a ficar mais claro, mais branco devido à sua desmineralização pelo ácido. Portando desse ser feita fluorterapia para remineralização do mesmo.
Este tratamento produz excelentes resultados, porém quando as manchas não são muito profundas. Em outros casos os 3 tratamentos citados acima podem ser feito concomitantemente ou alternadamente.

Dentes escurecidos...têm solução?


Os dentes se tornam escurecidos normalmente por alguma alteração endodôntica, isto é, pode haver hemorragia interna do dente devido à algum trauma ou até mesmo durante a instrumentação do mesmo para o tratamento de canal; e/ou produtos do material obturador na câmara coronária do dentes levando ao aspecto de dente mais escurecido. Os pigmentos penetram nos túbulos da dentina, portanto não é possível a sua remoção. Qual a solução para esses casos então?
Existem várias possibilidades. Pode ser realizado o tratamento chamado "Clareamento interno" em que é colocado um material clareador dentro da câmara coronária do dente e então este material é mantido por dias (dependendo do material escolhido) para que faça efeito. O profissional irá acompanhar a evolução do clareamento e irá repetir esse procedimento quantas vezed for necessário.
Outra possibilidade é o próprio clareamento externo, isto é, o clareamento de consultório feito apenas no elemento dentário em questão, na tentativa de igualar a sua cor com a dos outros dentes.
Entretanto, o tratamento mais comum de ser realizado são as facetas, que podem ser de resina composta ou de porcelana. É feito um pequeno desgaste no esmalte da porção vestibular do dente e então este é restaurado com resina composta ou é cimentado um laminado de porcelana. Este é um tratamento com ótimos resultados, sendo que quando do uso de resinas compostas o desgaste dentário necessário é menor mas sua durabilidade é menor do que das porcelanas, que por sua vez requerem um desgaste maior de estrutura dentária.
Para excelência de resultados, esses tratamentos podem ser feitos concomitantemente, ou seja, podemos associar o clareamento interno com o externo e até mesmo com as facetas para que elas tenham de base (o fundo, que é o dente, que também irá refletir luz) uma estrutura mais clara.
Sendo assim, se este for o seu caso, procure o seu dentista para que ele avalie o seu caso e escolha o melhor tratamento indicado!

sábado, 6 de março de 2010

Clareamento Dental - Verdades e Mitos

Quem não quer ter dentes lindos e brancos? Como esse é um tratamento de muita procura, resolvi dizer o que é verdade e o que é mito:

1) Clareamento dental causa sensibilidade nos dentes?
Verdade. Os compostos do gel clareador causam porosidades na superfície do esmalte dentário. Os estímulos (frio, calor, vento...) penetram na estrutura dentária através desses poros e dessensibilizam as terminações nervosas que estão presentes na dentina (tecido que fica abaixo do esmalte) causando a dor. Essa sensibilidade portanto é presente DURANTE o tratamento já que, quando esse é finalizado, o cirurgião-dentista responsável pelo caso deverá realizar um polimento na superfície dentária, removendo essas porosidades, portanto não terá exposição da dentina aos estímulos externos.

2)Quem está fazendo clareamento deve evitar certos tipos de alimentos?
Verdade. Devido a essas porosidades devem ser evitados alimentos com corantes (senão o dente ficará pigmentado atrapalhando o tratamento) e alimentos ácidos, muito frios e muito quentes (devido à sensibilidade).

3) Clareamento enfraquece ou remove o esmalte dos dentes?
Mito. Tanto o esmalte quanto a dentina permanecem intactos, portanto não há enfraquecimento dos dentes. O princípio ativo do gel clareador é quebrar as moléculas da dentina em moléculas menores, pois assim a luz que incide em moléculas menores é refletida mais clara. Portanto, o tratamento de clareamento dental nada mais é que uma ilusão de ótica em que as moléculas da estrutura dentária permanecem os mesmos, só que menores. Devido à sensibilidade que é presente em alguns casos, surgiu esse mito de que o clareamento enfraquece os dentes.

4) Os cremes dentais clareadores realmente claream os dentes?
Mito. Alguns cremes dentais possuem em sua composição Bicarbonato de Sódio que é um abrasivo que limpa profundamente o esmalte dentário dando a imprensão de que está mais claro, sendo que na realidade está mais limpo. Os compostos que são responsáveis pelo clareamento dental efetivo são Peróxido de Hidrogênio e Peróxido de Carbamida. Alguns produtos possuem realmente esses compostos e constituem o tratamento chamado de "Clareamento de Prateleira". Entretando o clareamento não é tão efetivo pois esses composto são extremamente instáveis e voláteis e, para cumprirem sua função, devem penetrar na estrutura dentária. Para isso acontecer deve haver uma barreira para que aqueles não se volatizem no ar (como as placas de claremento) ou devem ser de alta concentração (o que só é feito em consultório pois estes são extremamente cáusticos para os tecidos moles do paciente).

5) Posso comprar um produto clareador e fazer o clareamento sozinho, sem supervisão do dentista?
Mito. É essencial o acompanhamento do dentista para diagnosticar e planejar o melhor tratamento para cada caso, para controlar a sensibilidade dentária e para realizar o polimento final nos dentes para que o tratamento tenha durabilidade.

6) Posso comprar Água Oxigenada e passar nos meus dentes em casa?
Mito. Além de não clarear os seus dentes pois não há a barreira, seus tecidos moles serão queimados pela sua natureza cáustica.

7) Existe tratamentos específicos para cada caso?
Verdade. Existem os tratamentos de consultório em que os dentes são clareados imediatamente e são necessárias poucas sessões. É utilizado gel de alta concentração, por isso o efeito imediato e só deve ser feito por cirurgição dentista. Desses, podem existem géis que são ativados por laser, fotopolimerizador ou géis que são auto-reativos, isto é, não precisam de luz para serem ativados.
Existe o tratamento caseiro em que o dentista confecciona placas individuais de silicone e o paciente usará o gel clareador em casa, durante o dia por meia hora, ou à noite no caso de géis que precisam de 4 horas para sua reação. Nesse caso o cirurgição dentista inicia o tratamento com a moldagem e a limpeza dos dentes do paciente, acompanha para aplicação de dessensibilizantes por exemplo e avaliação dos resultados e finaliza com o polimento dental. O paciente usa o gel diariamente na placa por cerca de 7 até 21 dias, dependendo do gel clareador.

Cada tipo de tratamento tem suas vantagens e desvantagens em relação à sensibilidade dentária, duração, efeito mais natural, preço e efetividade para cada tipo de paciente. Portanto consulte seu dentista sobre o melhor tratamento para você!

A importância de se ter saúde bucal....


Muitas pessoas associam saúde bucal apenas com a condição dos dentes. Saúde bucal é um termo muito mais abrangente, dizendo respeito à saúde de todo o sistema estomatognático, isto é, dentes e seus tecidos de proteção (gengivas) e suporte (osso alveolar), lábios, língua, bochechas, assoalho da boca, palato (céu da boca), orofaringe (início da garganta), músculos da face, ossos da face, articulação têmporo-mandibular, seio maxilar.

Cada componente tem sua importância e, por formarem um sistema, são totalmente dependentes. Por exemplo, se houver ausência de dentes e alteração no padrão da oclusão, o paciente poderá apresentar as chamadas Disfunções Têmporo-Mandibulares ou DTM, que são alterações na Articulação Têmporo-Mandibular (ATM) e/ou nos músculos da mastigação.

É também interessante ressaltar que a saúde bucal faz parte da saúde geral. Sendo assim, alterações bucais podem ter repercussões sistêmicas e alterações sistêmicas podem ter manifestações bucais.

Por exemplo, existem algumas doenças cujos primeiros sinais podem ser observados na boca, daí a importância de um exame minuncioso pelo cirurgião-dentista. Podemos citar a diabetes, que tem como sinais a xerostomia (boca seca) e doença periodontal mais frequente e mais agressiva; algumas doenças sexualmente transmissíveis como a AIDS em que os pacientes podem apresentar doenças infecciosas tais como a doença periodontal e a candidíase de maneira muito exacerbada ou até mesmo lesões malignas raras como o Sarcoma de Kaposi; e a sífilis que apresenta lesões cuja característica é o cordão fibrinoso, chamado de cordão serpentiforme. Essa também, quando é congênita, causa alterações no desenvolvimento e formato dos dentes, assim como outros fatores (alta ingestão de flúor, certos antibióticos e traumas durante a formação dentária).

O contrário também acontece. As infecções de origem dentária podem ser disseminadas para outros tecidos causando celulites (pus nos tecidos moles), sinusites (pus nas cavidades ósseas anatômicas, como o seio maxilar) e até mesmo alterações mais graves como alterações intracranianas, Angina de Ludwig (o pus é drenado para o espaço submandibular causando asfixia no paciente) e Fasceíte Necrosante que é uma forma extremamente grave de celulite que destrói o tecido infectado por baixo da pele. Além disso, infecções dentárias causam bacteremias, isto é, alto índice de bactérias na corrente sanguíneas. Essas podem se alojar em outros órgãos do organismo, até mesmo no coração, causando a Endocardite Bacteriana, que pode levar à morte.

Não podemos esquecer que a alteração nos componentes da boca levam a perda de funções essencias como a função da alimentação, que pode levar o indivíduo a quadros de desnutrição.

Portanto, vamos valorizar mais nossa saúde bucal, cuidando diariamente e frequentemente visitanto um cirurgião-dentista!