segunda-feira, 25 de julho de 2011

Dentista também aplica Botox

O uso da Toxina Botulínica na odontologia é regulamentado pelo CFO (Conselho Federal de Odontologia) desde que o cirurgião-dentista seja devidamente qualificado.

A toxina botulínica foi descoberta inicialmente para fins terapêuticos, como em casos em que há contração muscular excessiva. Posteriormente começou o seu uso para fins estéticos, para cobrir rugas e linhas de expressão, aumentar volume de lábios e etc.

Essas duas indicações principais estão sendo usadas amplamente na Odontologia. O Botox é um importante agente no tratamento das DTM's (Disfunções Têmporo-Mandibulares) quando o paciente relata fortes dores musculares na face, dores de cabeça, e que é constatado que está tendo uma contração muscular excessiva. A aplicação de botox relaxa a musculatura, aliviando os sintomas.

O botox também é utilizado como ferramente estética quando o problemas está nas áreas de competência do cirurgião-dentista como por exemplo: em casos de assimetria facial, eliminação do sulco naso-labial proeminente (bigode-chinês), aumento labial e etc.

Está sendo amplamente utilizado para eliminação do chamado "sorriso gengival", em que a toxina promove um reposicionamente do lábio, "escondendo" o excesso do tecido gengival.

Sendo assim, percebemos que são amplas as vantagens do uso desta toxina, desde que seja usada corretamente por um profissional habilitado.

Quer saber mais informações sobre este tema?

http://cfo.org.br/jornal/jornal/
http://cfo.org.br/todas-as-noticias/noticias/o-uso-da-toxina-botulinica-por-profissionais-de-odontologia/
http://cfo.org.br/todas-as-noticias/nota-oficial-sobre-toxina-botulinica-e-do-acido-hialuronico/

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Aparelhos Ortodônticos Estéticos

Por quê esperar o final do tratamento para sorrir?

Os aparelhos ortodônticos fixos tratam com excelência as más-oclusões, devolvendo a função e melhorando a estética do paciente, pois alinha e nivela os dentes.

Porém muitas pessoas que têm o sonho de melhorar a estética do seu sorriso se sentem incomodadas com a aparência dos braquetes metálicos convenvionais do aparelho.

Existem hoje no mercado diversas alternativas para se realizar o tratamento ortodôntico de forma eficaz, eficiente, confortável e esteticamente aceitável.

Existem os braquetes metálicos tamanho “mini” que melhoram muito a aparência do sorriso.

Entre os tipos de braquetes “mini”, existem os braquetes auto-ligados, que além de serem menores, não fazem uso da “borrachinha” para segurar o fio, ele mesmo já o segura.

Existem ainda os braquetes transparentes. Eles podem ser de polimetacrilato, cerâmica e safira. A estética desses braquetes é incrível e, se associado a um fio revestido, o aparelho ortodôntico fica praticamente imperceptível.

A diferença entre os tipos braquetes transparentes está na estética e na retenção, isto é, os braquetes não podem ficar soltando durante o tratamento pois isso prejudica a movimentação dentária. Sendo assim, além dessas diferenças tem também a diferença de preço, claro.

Para quem quer ainda mais discrição, existe os sistemas de placas como Invisalign e BeFlash em que o aparelho consiste em uma placa transparente removível, praticamente imperceptível. Geralmente a placa deve ser trocada durante a evolução do tratamento e este não está indicado para todos os casos de má-oclusão.

Para finalizar os tipos de tratamento ortodôntico mais estéticos, temos o mais discreto de todos que é a Ortodontia Lingual, isto é, o aparelho ortodôntico fixo é colado não na face vestibular do dente como todos os outros (face externa, que nós enxergamos) e sim na face lingual dos dentes, a face interna. Este não é visível, porém os tratamentos são mais complexos assim como os cuidados de higienização, já que o paciente não enxerga para limpar adequadamente, e para não fraturar o aparelho, já que este vai estar sofrendo a carga dos impactos mastigatórios.

Esses aparelhos são fantásticos, mas claro que, quanto maior o benefício, maior o custo.
Algumas pessoas ficam com receio em relação a isto, mas não é tão caro como as pessoas imaginam, pelo contrário, muitos são acessíveis.

O ideal é procurar um ortodontista para avaliar o melhor tipo de aparelho para o seu caso!!!!

E vamos sorrir, antes, durante e principalmente depois do tratamento!!!!