segunda-feira, 11 de junho de 2012

Manutenção do Aparelho Ortodôntico Fixo

A manutenção do aparelho ortodôntico fixo ou "apertar" o aparelho consiste na ativação do arco (o fio que passa nos braquetes) para que continue a ter o alinhamento dos dentes.
Não é somente trocar o fio e as borrachinhas, ou apertar o fio, o dentista ativa o arco para que os movimentos dos dentes continuem.
Existem vários tipos de arcos e formados de vários materiais, mas de um modo geral, o fio tem uma memória. Quando os dentes estão tortos, o fio ao entrar no braquete de cada dente, fica todo torto também. Ele tende a retornar a sua forma original, por isso ele vai se alinhando e, consequentemente, alinhando os dentes também.
Em média, esse fio tem ação por 30 dias. Por isso, uma vez por mês temos que fazer a manutenção do aparelho para trocarmos por outro arco ou dar uma ativação no mesmo arco.
Além disso, a cada mês, a cada fase do tratamento, são inseridos ou trocados acessórios como: elásticos, molas, ganchos e etc.
É assim que vai desenvolvendo o tratamento, através de cada manutenção. Se o paciente apenas colocar o aparelho, o seu tratamento não vai ter efeito algum!
Como profissional, digo que é muito importante acompanhar a evolução do caso de cada paciente, que é muito individual. Para isso e para que haja evolução do seu tratamento, não falte às manutenções! Procure manter a frequência o mais regular possível!
AS FALTAS INTERFEREM DIRETAMENTE, NEGATIVAMENTE, NA EVOLUÇÃO DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO!
Para os pacientes que viajam, ou não tem possibilidade de comparecer ao consultório todo mês, existem fios importados que tem o tempo de ativação maior, podendo a manutenção ser feita a cada 2 meses, 3 meses, ou até mesmo 4 meses! Nesses casos, geralmente utilizamos o sistema de braquetes auto-ligados, que não usam a borrachinha, já que esta não vai ser trocada todo mês.
Existem casos ou até mesmo acessórios utilizados nos casos em que não podemos ficar mais de um mês sem controle do paciente, portanto consulte seu dentista para saber se o seu caso é indicado para esse sistema.
Claro que, por sua maior comodidade, o custo deste tratamento é mais alto que o convencional.
Espero ter tirado suas dúvidas, se houver mais alguma entre em contato: deborapelegrino@yahoo.com.br

70 comentários:

  1. Doutora tem 6 meses que a minha dentista não torca o fio do meu aparelho, isso é correto??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em alguns casos deixamos o fio ativo por mais de um mês para que tenha tempo de movimentar os dentes suficientemente. A média são 3 meses. Nesse período de 6 meses não sei te informar, a não ser que esteja utilizando um aparelho auto-ligado com fios especiais...confirme com seu dentista! Abraço

      Excluir
    2. Doutora estou 3 meses com o mesmo fio, eu eu perguntei o meu Dentista ele me deu um tremendo fora disse que se eu tiver que ficar com o mesmo fio até o final do tratamento eu ficaria, e já tenho estou desde de Julho de 2014 com aparelho ele não sabe informa o tempo exato que ficarei com aparelho

      Excluir
  2. olá! pode ser trocada a borrachinha por mais de uma vez no mês, já que é fácil de sujar?

    ResponderExcluir
  3. é + ou - quanto á manutenção do aparelho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gesiel, varia muito de técnica, aparelho utilizado e região também! Não existe um valor fixo, a única dica que eu te dou é: desconfie se estiver muito barato, pois nossos materiais e cursos são muito caros, a única explicação para ser possível cobrar barato é enrolar o paciente pagando por muiiitooo e muiiito tempo! Procure um profissional qualificado e bem recomendado! Abraço

      Excluir
  4. Dra,troquei de dentista porque mudei de bh para uberlandia..A dra que me atendia em bh sempre apertava meu aparelho e os dentes estavam chegando rapido,mas agora essa dra de uberlandia não aperta,só troca o fio e borrachinha,não sinto nada quando faço manutençao com ela..E Nem movimento nos dentes,parece que o aparelho só está aqui de enfeite..é possível ela está me enrolando pelo fato do tratamento já está bem adiantado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Faby, não necessariamente os dentes têm que ficar sensíveis toda vez que faz a manutenção, em relação à isso não se preocupe. Mas se você acha que está demorando a ter resultados, se abra com a sua dentista e peça uma previsão de quando finalizará o tratamento. Beijos

      Excluir
  5. como é o procedimento de manuntenção pq acho estranho minha dentista n joga agua nada nos meus dentes nem uma limpeza so troca a borrachinha

    ResponderExcluir
  6. O anel esta entrando p dentro da gengiva , e perigoso ou dar p esperar p a próximo manutenção daqui a vinte dias?!

    ResponderExcluir
  7. O anel esta entrando p dentro da gengiva , e perigoso ou dar p esperar p a próximo manutenção daqui a vinte dias?!

    ResponderExcluir
  8. Dra., coloquei aparelho fixo semana passada. É normal na primeira vez colocar apenas na metade dos dentes superiores? Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Dra., coloquei aparelho fixo semana passada. É normal na primeira vez colocar apenas na metade dos dentes superiores? Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Existe alguma técnica que não nessessita trocar o fio todo mês, somente seja feita a troca das borrachinha? A minha dentista fala que usa essa técnica e que é nova, mas nunca ouvi falar.

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de saber se é normal a dentista trocar só fio e a borrachinha por muito tempo? Já tem uns meses que ela só faz isso? Tô quase trocando de dentista achando que estou sendo enrolada...

    ResponderExcluir
  12. Estou há anos em tratamento. Ultimamente meu dentista tem cobrado além do valir da manutenção mensal ele cobra extra se tiver vraquet qbrado ou se tiver q recolar bandas.isso é correto? Isso não deveria edtar incluso como manutenção?

    ResponderExcluir
  13. Os baguetes devem ser trocados de quanto em quanto tempo

    ResponderExcluir
  14. Os baguetes devem ser trocados de quanto em quanto tempo

    ResponderExcluir
  15. Oi, eu uso aparelho fixo a menos de um mês, e caiu 3 braquetes do aparelho e o fio quebrou, isso pode trazer alguma complicaçao no tratamento ou consequências????

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Dr. Eu teve duas cáries depois de 2 anos em que eu coloquei o aparelho, e um deles o dentista me pediu o raio x, e nem comenta no assunto desse raio x. O outro dente eu vou lá e ele olha os dentes e faz todo os procedimentos e nem comenta sobre os problemas. Sou eu é que tenho que arca com esses gastos ou está incluindo no valor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O povo é de mais, kkkkkk. A pessoa paga pela manutenção do aparelho e pergunta se obturação está incluso... Vai escovar teus dentes direitos e pagar teus pepinos só...

      Excluir
  18. Bom dia, dra. Estou com uma dúvida prq a dentista com quem passo ela fez uma manutenção e está separando os meus dentes e está ficando um espaço d um pra outro, e estão tds desalinhado isso é normal

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, dra. Estou com uma dúvida prq a dentista com quem passo ela fez uma manutenção e está separando os meus dentes e está ficando um espaço d um pra outro, e estão tds desalinhado isso é normal

    ResponderExcluir
  20. Bom dia, dra. Estou com uma dúvida prq a dentista com quem passo ela fez uma manutenção e está separando os meus dentes e está ficando um espaço d um pra outro, e estão tds desalinhado isso é normal

    ResponderExcluir
  21. Sinto que os meus dentes estão ficando tortos. Pois o meu dentista não troca o arco a 2 meses.

    ResponderExcluir
  22. Eu uso aparelho normal,mais vou mudar de dentista e queria saber se eu colocar o aparelho transparente vou ficar menos tempo com ele? Ou os dois têm o mesmo tempo de ação?Obrigada'

    ResponderExcluir
  23. Coloquei o aparelho nametade dos dentes de cima faz uns 4 meses, uma semana depois que troquei o fio um do braquetes soltou e está preso no fio até minha próxima consulta vai demorar. Isso vai atrapalhar o procedimento?

    ResponderExcluir
  24. estou prestes a colocar o aparelho autoligado e gostaria de saber de quanto em quaanto tempo vou precisar ir ao dentista fazer a manutenção... se é mensalmente ou de 2 em 2 ou 3 em 3 meses. obrigado

    ResponderExcluir
  25. Olá eu estou usando o elástico mais fiquei quase três dias sem usar pq tinha perdido, isso interfere no tratamento ?

    ResponderExcluir
  26. Preciso saber se tem que aperta o aparelho todo mês pois a minha dentista só troca o fio e borrachinha nada mas que isso..chupe dedo quando criança e os dentes inferiores sao tortos e para mim deveria aperta todo mês.

    ResponderExcluir
  27. Preciso saber se tem que aperta o aparelho todo mês pois a minha dentista só troca o fio e borrachinha nada mas que isso..chupe dedo quando criança e os dentes inferiores sao tortos e para mim deveria aperta todo mês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A borrachinha serve exatamente pra isso pra apertar os dentes por isso a troca todo mês e de acordo com o alinhamento o tratamento vai se intensificando

      Excluir
  28. Olá Doutora meu nome é Anna.eu só queria saber se é normal fica com os dentes mole. vai fazer 4mês q coloquei aparelho,depois q minha dentista colocou o chamado tubo estou com o meu dente cizo mole.É normal? E quanto tempo ele vai continuar mole?
    Obgd por sua atenção.

    ResponderExcluir
  29. Olá Doutora, queria exclarecer uma dúvida.. estou a mais de dois anos usando aparelho, porém minha dentista nunca trocou o fio nas manutenções, somente as borrachinhas isso esta certo?

    ResponderExcluir
  30. Olá Doutora, coloquei meu aparelho ontem, e a doutora não colocou o fio, só colocou os braquetes! significa que só ta aqui de enfeite ne?

    ResponderExcluir
  31. Olá. A cadela da minha dentista nunca faz nada, ela só aperta e não faz mais nada!

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Olá, então, minha dentista só troca o fio todo mês, mais nada.... Não tá faltando algima coisa não? Não muda nada... Eu só vou lá e ela troca o fio... Nunca teve nada no meu aparelho além do fio, braquete e borrachinha

    ResponderExcluir
  34. Doutora meu dentista faz muitos meses que não troca meu fio.
    Pedi pra ele trocar e por pelo menos um novo fio da mesma grossura e ele só diz que não, me cobra 75,00 só pelas borrachinhas.
    Isso posso fazer em casa, dai fui cobrar ele do meu aparelho em baixo e ele disse q quando os de cima alinha ele bota em baixo ta correto?
    Só botei aparelho para arrumar minha mordida pois meus dentes são perfeitos so a mordida que é torta.
    O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  35. eu coloquei o aparalho e tals tudo certo, mas ele n colocou o ferrinho q fica atras do dente, o anel pra abrir espaço pra por o feerrinho essas coisas ele n colocou, já estou com o aparelho em cima e embaixo queria saber se é assim msm ou se ele esta me enrolando: (primeiro botei em cima dps de um mês puz em baixo, está até dando resultado só q queria saber sobre o ferrinho q bota la atrás da boca pq o arame ta machundo minha boca toda

    ResponderExcluir
  36. Eu sinto que estou sendo enganada pelo meu dentista pois ele, nao aperta os fios, e tambem eu nao vejo melhora em meus dentes,
    Ele começou bem nos primeiros meses,mas depois de um tempo ele desandou piorou e ao vejo melhora, estou pegando desgosto, meus dentes nao estao como eu queria.
    Quando falo com ele,ele diz que é assim mesmo, "que faz parte do tratamento"

    Isso é verdade mesmo?

    ResponderExcluir
  37. Olá doutora,quando vou fazer a manutenção todo o mês a minha dentista troca o fio e as borrachinhas, mais parece que não adianta, porque não sinto nem uma "dorzinha" será que ela esta fazendo a manutenção corretamente ? Obrigado

    ResponderExcluir
  38. Olá Dr.minha dentista não aperta o arco nas manutenções gostaria de saber se está correto o tratamento já vou pro quarto mês com o aparelho e ainda não colocou em baixo.obg

    ResponderExcluir
  39. Em outras palavras pela Dra não responder as pergunta significa que aparelho é grana fácil para o dentista pois exige muita confiança para quem presta o serviço e quanto mais tempo vc fica mais grana entra kkkkkk

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. Dra. faço manutenção mas não sinto dor é normal? e meu problema é so para corrigir a mordida e a Dra falou que tenho que usar aparelho por 3 anos esta certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez seja melhor trocar de dentista, mesmo que só esteja corrigindo a mordida deveria sentir pelo menos um pouco de dor a cada manutenção

      Excluir
  42. Doutora meu dentista tirou o ferro deixou so os brake mas vai voltar a colocar após 15 dias algum problema?

    ResponderExcluir
  43. Coloquei aparelho a menos de um mes e minha gengiva esta sangrando bastante so melhora com anteseptico isso e normal?

    ResponderExcluir
  44. no mes de abril o dentista colocou o fio retangular superior e agora m maio colocou o fio retagular inferior será que nesse mês de junho ele vai colocar alguma coisa?

    ResponderExcluir
  45. colocar aparelho odontólogico é fazer manutenção ao mesmo tempo

    ResponderExcluir
  46. colocar aparelho odontólogico é fazer manutenção ao mesmo tempo

    ResponderExcluir
  47. Doutora to com 1 mês de aparelho mas n estou na minha região de origem,estou voltando pra minha cidade e preciso da pasta dos meus dentes que eu paguei,mas a clinica so devolve se eu paga? Isso é certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super errado isso, o consultório tem que devolver já que não quer continuar o trabalho e assim levar para outro profissional cuidar se essa for sua decisão . Processo neles

      Excluir
  48. Doutora to com 1 mês de aparelho mas n estou na minha região de origem,estou voltando pra minha cidade e preciso da pasta dos meus dentes que eu paguei,mas a clinica so devolve se eu paga? Isso é certo?

    ResponderExcluir
  49. Doutora to com 1 mês de aparelho mas n estou na minha região de origem,estou voltando pra minha cidade e preciso da pasta dos meus dentes que eu paguei,mas a clinica so devolve se eu paga? Isso é certo?

    ResponderExcluir
  50. Dra. queria saber se há algum problema em colocar dente provisório de estoque no primeiro fio orto? Minha Doutora disse que o provisório iria ficar sambando na gengiva.

    ResponderExcluir
  51. Se eu não puder comparecer a manutenção do aparelho,posso tirar as borrachinhas? Tenho medo de estragar meus dentes,eu escovo muito ,mas elas sujam atoa.

    ResponderExcluir