quinta-feira, 21 de julho de 2011

Aparelhos Ortodônticos Estéticos

Por quê esperar o final do tratamento para sorrir?

Os aparelhos ortodônticos fixos tratam com excelência as más-oclusões, devolvendo a função e melhorando a estética do paciente, pois alinha e nivela os dentes.

Porém muitas pessoas que têm o sonho de melhorar a estética do seu sorriso se sentem incomodadas com a aparência dos braquetes metálicos convenvionais do aparelho.

Existem hoje no mercado diversas alternativas para se realizar o tratamento ortodôntico de forma eficaz, eficiente, confortável e esteticamente aceitável.

Existem os braquetes metálicos tamanho “mini” que melhoram muito a aparência do sorriso.

Entre os tipos de braquetes “mini”, existem os braquetes auto-ligados, que além de serem menores, não fazem uso da “borrachinha” para segurar o fio, ele mesmo já o segura.

Existem ainda os braquetes transparentes. Eles podem ser de polimetacrilato, cerâmica e safira. A estética desses braquetes é incrível e, se associado a um fio revestido, o aparelho ortodôntico fica praticamente imperceptível.

A diferença entre os tipos braquetes transparentes está na estética e na retenção, isto é, os braquetes não podem ficar soltando durante o tratamento pois isso prejudica a movimentação dentária. Sendo assim, além dessas diferenças tem também a diferença de preço, claro.

Para quem quer ainda mais discrição, existe os sistemas de placas como Invisalign e BeFlash em que o aparelho consiste em uma placa transparente removível, praticamente imperceptível. Geralmente a placa deve ser trocada durante a evolução do tratamento e este não está indicado para todos os casos de má-oclusão.

Para finalizar os tipos de tratamento ortodôntico mais estéticos, temos o mais discreto de todos que é a Ortodontia Lingual, isto é, o aparelho ortodôntico fixo é colado não na face vestibular do dente como todos os outros (face externa, que nós enxergamos) e sim na face lingual dos dentes, a face interna. Este não é visível, porém os tratamentos são mais complexos assim como os cuidados de higienização, já que o paciente não enxerga para limpar adequadamente, e para não fraturar o aparelho, já que este vai estar sofrendo a carga dos impactos mastigatórios.

Esses aparelhos são fantásticos, mas claro que, quanto maior o benefício, maior o custo.
Algumas pessoas ficam com receio em relação a isto, mas não é tão caro como as pessoas imaginam, pelo contrário, muitos são acessíveis.

O ideal é procurar um ortodontista para avaliar o melhor tipo de aparelho para o seu caso!!!!

E vamos sorrir, antes, durante e principalmente depois do tratamento!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário