quinta-feira, 26 de abril de 2012

Quem precisa usar Aparelho Ortodôntico?

Essa é uma pergunta muito comum: Será que preciso usar aparelho ortodôntico?

É interessante lermos no outro post o que é a Ortodontia: http://www.blogdaortodontia.blogspot.com.br/2012/04/o-que-e-ortodontia.html

Não entrarei em detalhes dos parâmetros para se ter uma oclusão harmoniosa, pois este é um tema muito complexo inclusive entre os profissionais da área, daí a necessidade do profissional se especializar e entender mais profundamente a oclusão humana. Mas de forma geral, devemos ter um equilíbrio entre os ossos maxilares e mandíbula, e um correto relacionamento dos dentes superiores e inferiores, “mordendo” harmoniosamente, sem interferências de um ou mais dentes “mordendo” mais que os outros, e o trespasse correto dos dentes de cima com os dentes de baixo.

Ou seja, A má-oclusão pode ser devido a um posicionamento errado das estruturas ósseas da maxila e/ou da mandíbula, devido a um posicionamento errado dos dentes ou devido a estes problemas em conjunto.

A má-oclusão é uma das 3 doenças bucais mais prevalentes, juntamente com a cárie e a doença periodontal, e deve ser tratada!

Um dos pontos que mais incomodam as pessoas é a falta de estética que dentes fora de posição proporcionam, o que é um aspecto importante já que pode inclusive prejudicar o convívio social do indivíduo. Porém, é importante ressaltar também que a má-oclusão é uma patologia que provoca prejuízo às funções do indivíduo: Pessoas com má oclusão têm dificuldade de falar (falam soprado, começam a interpor a língua), comem com dificuldade e deglutem de maneira errada.

Com o passar dos anos, a sobrecarga mastigatória nos dentes mal posicionados leva a problemas como recessões gengivais e abfrações (quando expõe o colo do dente próximo à gengiva), pericementite (inflamação na região do ápice da raiz do dente, e este dói quando o paciente morde), desgastes nos dentes e até mesmo reabsorções ósseas.

É relevante comentarmos sobre a dificuldade que os pacientes têm de higienização dos dentes tortos, levando assim a um aumento do índice de cárie e doença periodontal.

Portanto, é imprescindível o tratamento ortodôntico em pacientes com má-oclusão dentária!

Quando existe a má-oclusão esquelética, isto é, existe um problema no desenvolvimento ósseo na maxila, ou mandíbula ou em ambos, este problema deve ser tratado o mais precoce possível com aparelhos Ortopédicos.

O uso desses aparelhos em crianças, proporcionam o correto desenvolvimento facial, em harmonia, corrigindo os problemas de discrepâncias
ósseas e em alguns casos, inclusive de discrepância dentárias.

É muito importante a avaliação precoce da oclusão em
crianças, pois quando finaliza a fase de crescimento, os tratamentos ortopédicos não têm mais indicação para redirecionamento de desenvolvimento.
Sendo assim, a única correção da desarmonia facial será a Cirurgia Ortognática.

Hoje a média da prevalência da má-oclusão na população brasileira é de 85,17%, portanto faça uma avaliação com um ortodontista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário