terça-feira, 1 de maio de 2012

O que é a Ortopedia Facial?

A Ortopedia Facial é um ramo da Ortodontia que trata as relações os ossos da mastigação: Maxila e Mandíbula.

Quando existe uma desarmonia entre estes ossos, causando a má-oclusão, o tratamento é feito através de Aparelhos Ortopédicos.

Esses aparelhos podem ser fixos, removíveis e de ação mecânica ou funcional (quando o paciente exerce suas funções musculares com o aparelho).
O tratamento das desarmonias dento-faciais deve ser realizado o mais precocemente possível, já que os pacientes devem estar em períodos de crescimento ativo para que a ortopedia seja efetiva.

Desde bebê, é interessante o acompanhamento da saúde bucal com um dentista, para que a criança cresça acostumada com o ambiente do consultório odontológico, para que haja um
trabalho de prevenção das doenças bucais, inclusive da má-oclusão.

Mas, se não há este acompanhamento, pelo menos aos 6 anos de idade, no início da dentadura mista, é interessante uma avaliação da oclusão com um ortodontista.
O tratamento ortopédico, deve ser feito, em alguns casos, no máximo aos 12 anos de idade, já que a partir dessa idade começa a diminuir o crescimento ósseo.

Sendo assim, o tratamento precoce é importante, principalmente em mulheres, já que essas desenvolvem mais precocemente que os homens. O tratamento em meninas deve ser feito, idealmente, antes da menarca.
Quando o tratamento das desarmonias dento-faciais não é realizado durante o desenvolvimento, a sua correção posterior só é alcançada através da Cirurgia Ortognática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário