sábado, 6 de março de 2010

Clareamento Dental - Verdades e Mitos

Quem não quer ter dentes lindos e brancos? Como esse é um tratamento de muita procura, resolvi dizer o que é verdade e o que é mito:

1) Clareamento dental causa sensibilidade nos dentes?
Verdade. Os compostos do gel clareador causam porosidades na superfície do esmalte dentário. Os estímulos (frio, calor, vento...) penetram na estrutura dentária através desses poros e dessensibilizam as terminações nervosas que estão presentes na dentina (tecido que fica abaixo do esmalte) causando a dor. Essa sensibilidade portanto é presente DURANTE o tratamento já que, quando esse é finalizado, o cirurgião-dentista responsável pelo caso deverá realizar um polimento na superfície dentária, removendo essas porosidades, portanto não terá exposição da dentina aos estímulos externos.

2)Quem está fazendo clareamento deve evitar certos tipos de alimentos?
Verdade. Devido a essas porosidades devem ser evitados alimentos com corantes (senão o dente ficará pigmentado atrapalhando o tratamento) e alimentos ácidos, muito frios e muito quentes (devido à sensibilidade).

3) Clareamento enfraquece ou remove o esmalte dos dentes?
Mito. Tanto o esmalte quanto a dentina permanecem intactos, portanto não há enfraquecimento dos dentes. O princípio ativo do gel clareador é quebrar as moléculas da dentina em moléculas menores, pois assim a luz que incide em moléculas menores é refletida mais clara. Portanto, o tratamento de clareamento dental nada mais é que uma ilusão de ótica em que as moléculas da estrutura dentária permanecem os mesmos, só que menores. Devido à sensibilidade que é presente em alguns casos, surgiu esse mito de que o clareamento enfraquece os dentes.

4) Os cremes dentais clareadores realmente claream os dentes?
Mito. Alguns cremes dentais possuem em sua composição Bicarbonato de Sódio que é um abrasivo que limpa profundamente o esmalte dentário dando a imprensão de que está mais claro, sendo que na realidade está mais limpo. Os compostos que são responsáveis pelo clareamento dental efetivo são Peróxido de Hidrogênio e Peróxido de Carbamida. Alguns produtos possuem realmente esses compostos e constituem o tratamento chamado de "Clareamento de Prateleira". Entretando o clareamento não é tão efetivo pois esses composto são extremamente instáveis e voláteis e, para cumprirem sua função, devem penetrar na estrutura dentária. Para isso acontecer deve haver uma barreira para que aqueles não se volatizem no ar (como as placas de claremento) ou devem ser de alta concentração (o que só é feito em consultório pois estes são extremamente cáusticos para os tecidos moles do paciente).

5) Posso comprar um produto clareador e fazer o clareamento sozinho, sem supervisão do dentista?
Mito. É essencial o acompanhamento do dentista para diagnosticar e planejar o melhor tratamento para cada caso, para controlar a sensibilidade dentária e para realizar o polimento final nos dentes para que o tratamento tenha durabilidade.

6) Posso comprar Água Oxigenada e passar nos meus dentes em casa?
Mito. Além de não clarear os seus dentes pois não há a barreira, seus tecidos moles serão queimados pela sua natureza cáustica.

7) Existe tratamentos específicos para cada caso?
Verdade. Existem os tratamentos de consultório em que os dentes são clareados imediatamente e são necessárias poucas sessões. É utilizado gel de alta concentração, por isso o efeito imediato e só deve ser feito por cirurgição dentista. Desses, podem existem géis que são ativados por laser, fotopolimerizador ou géis que são auto-reativos, isto é, não precisam de luz para serem ativados.
Existe o tratamento caseiro em que o dentista confecciona placas individuais de silicone e o paciente usará o gel clareador em casa, durante o dia por meia hora, ou à noite no caso de géis que precisam de 4 horas para sua reação. Nesse caso o cirurgição dentista inicia o tratamento com a moldagem e a limpeza dos dentes do paciente, acompanha para aplicação de dessensibilizantes por exemplo e avaliação dos resultados e finaliza com o polimento dental. O paciente usa o gel diariamente na placa por cerca de 7 até 21 dias, dependendo do gel clareador.

Cada tipo de tratamento tem suas vantagens e desvantagens em relação à sensibilidade dentária, duração, efeito mais natural, preço e efetividade para cada tipo de paciente. Portanto consulte seu dentista sobre o melhor tratamento para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário