sábado, 6 de março de 2010

A importância de se ter saúde bucal....


Muitas pessoas associam saúde bucal apenas com a condição dos dentes. Saúde bucal é um termo muito mais abrangente, dizendo respeito à saúde de todo o sistema estomatognático, isto é, dentes e seus tecidos de proteção (gengivas) e suporte (osso alveolar), lábios, língua, bochechas, assoalho da boca, palato (céu da boca), orofaringe (início da garganta), músculos da face, ossos da face, articulação têmporo-mandibular, seio maxilar.

Cada componente tem sua importância e, por formarem um sistema, são totalmente dependentes. Por exemplo, se houver ausência de dentes e alteração no padrão da oclusão, o paciente poderá apresentar as chamadas Disfunções Têmporo-Mandibulares ou DTM, que são alterações na Articulação Têmporo-Mandibular (ATM) e/ou nos músculos da mastigação.

É também interessante ressaltar que a saúde bucal faz parte da saúde geral. Sendo assim, alterações bucais podem ter repercussões sistêmicas e alterações sistêmicas podem ter manifestações bucais.

Por exemplo, existem algumas doenças cujos primeiros sinais podem ser observados na boca, daí a importância de um exame minuncioso pelo cirurgião-dentista. Podemos citar a diabetes, que tem como sinais a xerostomia (boca seca) e doença periodontal mais frequente e mais agressiva; algumas doenças sexualmente transmissíveis como a AIDS em que os pacientes podem apresentar doenças infecciosas tais como a doença periodontal e a candidíase de maneira muito exacerbada ou até mesmo lesões malignas raras como o Sarcoma de Kaposi; e a sífilis que apresenta lesões cuja característica é o cordão fibrinoso, chamado de cordão serpentiforme. Essa também, quando é congênita, causa alterações no desenvolvimento e formato dos dentes, assim como outros fatores (alta ingestão de flúor, certos antibióticos e traumas durante a formação dentária).

O contrário também acontece. As infecções de origem dentária podem ser disseminadas para outros tecidos causando celulites (pus nos tecidos moles), sinusites (pus nas cavidades ósseas anatômicas, como o seio maxilar) e até mesmo alterações mais graves como alterações intracranianas, Angina de Ludwig (o pus é drenado para o espaço submandibular causando asfixia no paciente) e Fasceíte Necrosante que é uma forma extremamente grave de celulite que destrói o tecido infectado por baixo da pele. Além disso, infecções dentárias causam bacteremias, isto é, alto índice de bactérias na corrente sanguíneas. Essas podem se alojar em outros órgãos do organismo, até mesmo no coração, causando a Endocardite Bacteriana, que pode levar à morte.

Não podemos esquecer que a alteração nos componentes da boca levam a perda de funções essencias como a função da alimentação, que pode levar o indivíduo a quadros de desnutrição.

Portanto, vamos valorizar mais nossa saúde bucal, cuidando diariamente e frequentemente visitanto um cirurgião-dentista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário