segunda-feira, 8 de março de 2010

Dentes escurecidos...têm solução?


Os dentes se tornam escurecidos normalmente por alguma alteração endodôntica, isto é, pode haver hemorragia interna do dente devido à algum trauma ou até mesmo durante a instrumentação do mesmo para o tratamento de canal; e/ou produtos do material obturador na câmara coronária do dentes levando ao aspecto de dente mais escurecido. Os pigmentos penetram nos túbulos da dentina, portanto não é possível a sua remoção. Qual a solução para esses casos então?
Existem várias possibilidades. Pode ser realizado o tratamento chamado "Clareamento interno" em que é colocado um material clareador dentro da câmara coronária do dente e então este material é mantido por dias (dependendo do material escolhido) para que faça efeito. O profissional irá acompanhar a evolução do clareamento e irá repetir esse procedimento quantas vezed for necessário.
Outra possibilidade é o próprio clareamento externo, isto é, o clareamento de consultório feito apenas no elemento dentário em questão, na tentativa de igualar a sua cor com a dos outros dentes.
Entretanto, o tratamento mais comum de ser realizado são as facetas, que podem ser de resina composta ou de porcelana. É feito um pequeno desgaste no esmalte da porção vestibular do dente e então este é restaurado com resina composta ou é cimentado um laminado de porcelana. Este é um tratamento com ótimos resultados, sendo que quando do uso de resinas compostas o desgaste dentário necessário é menor mas sua durabilidade é menor do que das porcelanas, que por sua vez requerem um desgaste maior de estrutura dentária.
Para excelência de resultados, esses tratamentos podem ser feitos concomitantemente, ou seja, podemos associar o clareamento interno com o externo e até mesmo com as facetas para que elas tenham de base (o fundo, que é o dente, que também irá refletir luz) uma estrutura mais clara.
Sendo assim, se este for o seu caso, procure o seu dentista para que ele avalie o seu caso e escolha o melhor tratamento indicado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário