quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Cárie

A cárie é a doença mais comum da cavidade bucal.
Ela é a desmineralização da superfície do dente pelas bactérias que estão presentes na nossa boca.

Seus primeiro sinal clínico é uma mancha branca no dente, que consiste na desmineralização inicial do mesmo, podendo ser tratada com sessões de fluorterapia.

Se a cárie progredir, significa que o dente perderá mais estrutura e ficará com uma cavidade (buraquinho) que vai aumentando em extensão e profundidade à medida que a doença avança, podendo chegar até na polpa do dente (que é onde tem vasos sanguíneos, nervos, fibras colágenas) sendo então necessário o tratamento de canal.



Os fatores que causam a cárie são:




Sendo, portanto, uma doença perfeitamente prevenível e evitável, deixando o dente mais forte com a lipeza e aplicação de flúor; reduzindo o número de bactérias com bochechos de soluções antibactericidas*, racionalizando a ingestão de açúcar ** e diminuindo o tempo de formação da mesma, com a higienização dos dentes e visitas regulares ao dentista, podendo, se ela for instalada, ser atacada no início.

*As soluções devem ser prescritas pelo seu dentista. Se usar alguma solução aleatória todos os dias, além de não surtir o efeito desejado, poderá diminuir muito o número de bactérias que não causam cárie, perdendo o equilíbrio com outros microorganismos que temos na boca, levando a aumento dos fungos por exemplo, levando à candidíase.

**Seu dentista, podendo ter ajuda de um nutricionista, irá ajudar na melhor dieta. É melhor ingestir açúcar de uma vez, preferencialmente após as grandes refeições, pois é quando temos mais saliva para proteger os dentes, do que poucas vezes mas em alta freqüência no dia, pois dessa maneira é muito mais fácil ter cárie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário