quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Desgastes nos dentes

Existem várias causas que levam ao desgaste dos dentes. Cada tipo de desgaste necessita de um tratamento diferente, portanto procure o seu dentista o mais rápido possível, para que você não perca mais estrutura dental!

Bruxismo ou Briquismo:

O bruxismo é o ato de ranger os dentes, normalmente à noite, por causas emocionais ou até mesmo locais, como um dente que morde antes dos outros.

Apertamento Dentário:

É a contração isométrica dos músculos mastigatórios levando ao apertamento dos dentes.

**Em ambos os casos é necessária avaliação de necessidade de ajuste oclusão e confecção de placa para proteção dos dentes e relaxamento da musculatura.

Atrição:

É o desgaste que ocorre pelo atrito de dente com dente. Pode ser patológica (como no bruxismo e apertamento dentário) ou fisiológica (com a idade é normal os dentes ficarem um pouco desgastados).

Abrasão:

É o desgaste pelo atrito entre dente e objeto. Por exemplo, cabeleireiras que ficam abrindo grampos com os dentes, podem desgastá-los.

Erosão:
É o desgaste dos dentes por substâncias ácidas como frutas cítricas, refrigerantes ou até mesmo suco gástrico no caso de refluxos.

Abfração:
É a perda de estrutura do dente no seu colo, isto é, próximo à gengiva, em forma de cunha. Isso acontece por sobrecarga oclusal, devendo primeiro ser feito um ajuste oclusal e posteriormente a restauração da área.

Além do tratamento específico para cada caso, o dentista precisa determinar a causa para removê-la, senão os dentes se desgastarão novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário