quarta-feira, 23 de maio de 2012

Qual a idade ideal para usar aparelho?

Essa é uma pergunta muito comum, principalmente por mães que não sabem a hora certa de levar seus filhos a um ortodontista.

Então vamos lá: o indivíduo pode ter uma alteração ortodôntica, ou seja, no posicionamento dos dentes; ou alteração ortopédica, isto é, um discrepância esquelética, quer seja no osso da maxila, na mandíbula, ou em ambos.

Quando o problema é exclusivamente dentário, o tratamento ortodôntico pode ser realizado em qualquer idade, respeitando as condições de saúde bucal da pessoa (qualidade óssea suficiente, ausência de problemas articulares, e etc.). Claro que, a resposta de tratamento em uma criança que está em fase de crescimento é muito maior que em um adulto.

Já quando se tem uma alteração ortopédica, ou seja, uma falha no desenvolvimento ósseo, a criança deve ser levada o mais precocemente possível para uma avaliação profissional.

Mesmo se a criança for muito novinha, não tiver entendimento ainda, e neste caso específico for melhor adiar um pouco o início do tratamento, é importante que o ortodontista já esteja ciente do caso dessa criança, para que possa acompanhar o seu crescimento e desenvolvimento.

Geralmente quanto mais precoce, melhor a resposta ao tratamento, principalmente quando estiver próximo ao pico de crescimento.

Existem alguns casos que são mais graves e, mesmo com o tratamento precoce, ainda temos que realizar o acompanhamento do paciente até a fase adulta.

Portanto, não perca tempo, leve logo seu filho/sobrinho/irmãozinho ao ortodontista mais próximo!

Um comentário:

  1. Dra, a minha dúvida é, uso o aparelho auto ligado e meu dentista exige que a manutenção seja feita todo mês e o correto é de 3 em 3 meses certo? Posso exigir que ele faça a manutenção no tempo certo?

    ResponderExcluir