segunda-feira, 8 de março de 2010

Dentes Manchados


Muitas são as causas de manchas nos dentes. Essas pigmentações podem ser intrínsecas ou extrínsecas.


As pigmentações extrínsecas compreendem as pigmentações de alimentos como vinhos, chocolates, beterraba, suco de uva e etc. Também podem ser considerado nesse grupo o tártaro e a plca bacteriana envelhecida manchada, apesar de não serem pigmentos verdadeiros. Esses são de fácil remoção, com uma profilaxia bem feita com jato de bicarbonato e/ou pedra pomes de uso odontológico e/ou pasta profilática e no caso dos tártaros raspagem com ultra-som e curetas.


Já as manchas intrínsecas são de mais difícil remoção. Elas podem ser manchas hipoplásicas que são áreas de esmalte dentário hipomineralizadas em que houve defeito em sua formação, por característica genética, hereditária ou por traumas durante a formação dos dentes. Essas podem ser brancas ou amareladas.

Existem as manchas da Fluorose que são manchas brancas simétricas entre os grupos dos dentes que acontece devido a alta ingestão de Flúor durante a formação dos dentes.Os graus de fluorose são variávies podendo ter até manchas escuros e áreas de deformidade dentária.

As manchas causadas por antibióticos, como a tetraciclina, também são características com listras amareladas ou amarronzadas no esmalte dentário.
Então como remover essas manchas?O tratamento é complexo dependendo de cada caso. Em casos mais leves o clareamento dental ameniza o aspecto das manchas até ficarem imperceptíveis. Em casos mais graves, a solução é uma faceta estética.
Um bom tratamento a ser considerado em alguns casos é a microabrasão que consiste em abrasionar a superfície manchada do esmalte (com ácido, pedra pomes, broca, escova de Róbson ou espátula de madeira) removendo superficialmente essa camada de esmalte. Sendo assim a mancha é removida e o esmalte tende a ficar mais claro, mais branco devido à sua desmineralização pelo ácido. Portando desse ser feita fluorterapia para remineralização do mesmo.
Este tratamento produz excelentes resultados, porém quando as manchas não são muito profundas. Em outros casos os 3 tratamentos citados acima podem ser feito concomitantemente ou alternadamente.

Um comentário:

  1. Justo o que estava procurando sobre a jato de bicarbonato Odontologia. Muito obrigada pelas informações sobre a jato de bicarbonato

    ResponderExcluir